Graffitis no IC19


"A Estradas de Portugal vai grafitar três muros do IC19, junto ao Nó de Paiões, no âmbito da empreitada de Alargamento e Beneficiação do IC19 entre o Nó do Cacém e Ranholas. As pinturas vão ter início nos dias 14 e 15 de Novembro junto à Zona Comercial (1ª fase). As restantes fases serão desenvolvidas nos fins-de-semana seguintes. Esta é uma iniciativa desenvolvida em colaboração com a Câmara Municipal de Sintra.


Numa iniciativa pioneira, é a primeira vez que a EP grafita muros de suporte aos seus empreendimentos, tornando-se na primeira concessionária rodoviária a dignificar esta expressão artística e conciliando-a com o ambiente rodoviário.


Os graffitis serão pintados pelo Colectivo Cultural GRAUU, uma associação especialista em arte urbana Graffiti da região, convidada para o efeito pela Câmara Municipal de Sintra.


Com uma solução mais ousada que a simples pintura, mas totalmente integrada no meio envolvente de cariz suburbano, a EP pretende também combater os graffitis desconexos que aparecem nas barreiras acústicas e muros edificados dos seus empreendimentos, usando agora a mesma arte para melhor servir os automobilistas."

http://www.estradasdeportugal.pt/index.php/noticias/219-estradas-de-portugal-grafita-muros-no-ic19-
0 comentários

Muro de Berlim - Galeria Este


A Galeria Este do Muro de Berlim tem cerca de 1.3km e situa-se perto do centro da capital.
Tem aproximadamente 100 pinturas de artistas provenientes de todo o mundo, fazendo desta a maior galeria a céu aberto e um símbolo de liberdade à escala global.
Ela foi fundada por duas associações de artistas alemãs em 1990: VBK e BBK. Os seus fundadores foram Bodo Sperling, Barbara Greul Aschanta, Jörg Kubitzki and David Monti.

Este trabalho, feito no âmbito da disciplina de Área de Projecto e História, pode ser visto na entrada principal do Piso 1 da nossa escola.

Fotos:

RTP(2002) - "O Sonho Americano"








Termos usados no Graffiti


* Writer - Escritor de graffiti.
* Tag(Clicar aqui para ver um exemplo) – Assinatura/Pseudónimo do artista.
* Hall of Fame(exemplo) - O "Corredor da Fama" é um trabalho geralmente legal num mural mais trabalhado, com mais de que um artista a pintar a obra, sendo esses artistas considerádos experientes.
* Bombing(exemplo) - Graffiti rápido, associado à ilegalidade, com letras mais simples e eficazes.
* Throw-up(exemplo) - Estilo situado entre o "tag"/assinatura de rua e o bombing - letras rápidas com ou sem preenchimento de cor.
* Roof-top(exemplo) - Graffiti aplicado em telhados, outdoors ou outras superfícies elevadas. Um estilo associado ao risco e ao difícil acesso, mas que é uma das vertentes mais respeitáveis entre os writers.
* Wild Style(exemplo) - Estilo de letras quase ilegível. Um dos primeiros estilos a ser utilizado no surgimento do graffiti.
* 3D(exemplo) - Estilo tridimensional, baseado num trabalho de brilho / sombra das letras.
* Bubble Style(exemplo)- Estilo de letras arredondadas, mais simples e "primárias", mas que é ainda hoje um dos estilos mais presentes.
* Characters(exemplo) - Retratos, caricaturas e bonecos pintados a graffiti
* Train(exemplo) - Denominação de um comboio pintado por este estilo.
* Whole Train - Carruagem ou carruagens inteiramente pintadas, de uma ponta à outra e de cima a baixo.
* End to end - Carruagem ou comboio pintado de uma extremidade à outra, sem atingir a parte superior do mesmo (por ex. as janelas e parte superior do comboio não são pintadas).
* Top to bottom - Carruagem ou carruagens pintadas de cima a baixo, sem chegar no entanto às extremidades horizontais.
* Backjump - Comboio pintado em circulação, enquanto está parado durante o percurso (numa estação por exemplo).
* Cap(exemplo) - Cápsula aplicável ás latas para a pulverização do spray. Existem variados caps, que variam consoante a pressão, originando um traço mais suave ou mais grosso (ex: Skinny", "Fat", "NY Fat Cap", etc).
* Crew(exemplo) - "Equipa", grupo de amigos que habitualmente pintam juntos e que representam todos o mesmo nome. É regra geral os writers assinarem o seu tag e respectiva crew (normalmente sigla com 3 ou 4 letras) em cada obra. (
* Cross - Pintar um graffiti por cima de um trabalho de um outro writer.
* Fill-in - Preenchimento (simples ou elaborado) do interior das letras.
* Highline - Contorno geral de todo o grafitti, posterior ao outline.
* Outline - Contorno das letras cuja cor é aplicada igualmente ao volume das mesmas, dando uma noção de tridimensionalidade.
* Inline - Contorno das letras, realizado na parte de dentro das letras.
* Degradé - Passagem de uma cor para a outra sem um corte directo. Por exemplo uma graduação de diferentes tons da mesma cor.
* King - Writer que adquiriu respeito e admiração dentro da comunidade do graffiti. Um estatuto que todos procuram e que está ligado à qualidade, postura e anos de experiência.
* Toy - O oposto de King. Writer inexperiente, no começo ou que não consegue atingir um nível de qualidade e respeito dentro da comunidade.
* Bite - Cópia ou influência directa de um estilo de outro writer.
* Spot - Denominação dada ao lugar onde é feito um graffiti.

Evolução do Graffiti


O Homem, desde a pré-história, sente necessidade de se expressar no seu meio. Este tipo de expressão, de origem romana, pode ser feita de várias formas (inscrições ou desenhos em rochas, muros e paredes) que podem ser usados com vários significados e objectivos.

O Graffiti que se encontra ao lado é  proveniente do Rio de Janeiro e demonstra o desejo "primata" do Homem em se exprimir.


  

O graffiti pode ser feito legal ou ilegalmente, com tinta de spray ou até mesmo pincel, em locais públicos ou privados, como paredes, muros, junto as vias de circulação de comboios, etc. Esta forma de expressão agressiva e gratuita é algo que podemos visualizar quotidianamente nas áreas urbanas e suburbanas.



O conceito de graffiti surgiu nos bairros mais estigmatizados dos Estados Unidos, mais precisamente em Nova York, durante a década de 70, mas as formas mais antigas dos graffitis são os "tag’s". Estes já eram utilizados nos anos 30, por diversos gangs americanos, como forma de limitação de território e que actualmente designam a assinatura do "artista" criador do graffiti.



Esta "moda" voltou alguns anos mais tarde entre os jovens provenientes dos guethos negros e os bairros pobres dos EUA. O fenómeno atingiu a Europa nos anos 80, e em Portugal surgiu no final dessa década.


Arte Urbana


ERA UMA VEZ...

Roma Antiga e rabiscos numa superfície.

MAIS TARDE...


Durante a década de 60 e 70, jovens começaram a riscar as paredes das casas de banho públicas e o interior das carruagens do metropolitano, em Nova Iorque, com tags.

Estava, então consagrada uma nova disciplina no mundo da arte.


A PALAVRA GRAFFITI TEM DUAS ORIGENS:


- Do grego --» Graphein



- Do Latim --» Graffito


ACTUALMENTE...


O termo contemporâneo designa a inscrição de mensagens ilegais, sobretudo no meio urbano, que podem ir de simples monogramas de uma só cor, até composições mais elaboradas com as mais variadas cores.






GRAFFITI, UMA ARTE CIRMINOSA?



Sim e Não.



Algumas pessoas consideram todo o tipo de graffiti vandalismo.



No entanto, podemos dividir esta arte em duas partes. O lado criminoso que engloba todo o género de graffiti que tem como objectivo "danificar" as paredes, monumentos, etc; e o lado artístico, ou seja, todo o graffiti realizado em espaços autorizados e que não invada qualquer tipo de propriedade ou danifique o património.


GRAFFITI CONTEMPÔRANEO...


Iniciou-se em zonas degradadas de Nova Iorque.


Não se sabe exactamente quando o graffiti contemporâneo se tornou uma arte no sentido estrito do termo.


Acredita-se que seja a partir do momento em que transpôs as ruas e passou a poder ser apreciado nas galerias de arte ou em colecções particulares.

Arte Urbana em Lisboa


Dia 5 de Outubro - Dia da Implantação da República.
Destino: Lisboa.
Objectivo: Captar imagens ilustrativas da faceta artística do graffiti e da considerada vandalismo. E de esculturas relativas ao tópico.
Artistas: As imagens têm os mais variados artistas. As esculturas foram uma obra colectiva com Margarida Prieto como comissária da exposição.







Introdução


Somos os alunos Diogo Palma, Kevin Palma, Maria Saraiva e Pedro Proença, da turma 12ºL3, da Escola Secundária Ferreira Dias. 

Este blog surgiu no âmbito da disciplina de Área de Projecto, que tem como finalidade o estudo e a realização de um projecto por nós escolhido: "Cultura Urbana".

Cultura urbana é toda a expressão artística ou pessoal existente nas comunidades ou aglomerados urbanos e está generalizada em três tópicos: arte urbana; moda e costumes; dança e música.

Neste blog irá ser feita uma descrição e aprofundamento dos três tópicos já referidos, com posts semanais contendo fotografias,entrevistas e informação sobre a história e actualidade destes.